Descubra como aproveitar as cascas de alguns alimentos

Já pensou em consumir um alimento de forma integral? Casca, polpa e sementes? Se não, você não sabe o que está perdendo! Alguns alimentos conseguem ter 40 vezes mais nutrientes nas cascas, por exemplo, do que na polpa, sabia? Descubra as melhores formas e preparações para aproveitarmos tudo que os alimentos têm a nos oferecer.

Apesar de ser um hábito descascar certas frutas, você pode estar se desfazendo de uma gama de nutrientes que podem completar a sua alimentação saudável. Segundo a nutricionista Daniella Chein, alguns alimentos possuem mais fibras nas cascas e nas folhas do que na polpa em si, mas há alguns cuidados para serem tomados antes de consumí-las:

“É o caso das abóboras, chuchu, goiaba, maçã, maracujá e melancia, que possuem uma maior concentração de fibras nas cascas do que na polpa. Outro bom exemplo é a banana: A casca da possui 1/3 das calorias, 8 vezes mais cálcio, o dobro do potássio e 4 vezes mais ferro que a polpa. Porém, a casca pode ser consumida no modo cozida ou assada”, destaca a nutricionista.

Outros exemplos de alimentos que devem ser consumidos integralmente

– As folhas da couve-flor possuem 3 vezes mais vitamina C que as flores. Podem ser refogadas e consumidas. Ficam extremamente saborosas, além de fortalecerem o sistema imunológico.

– A rama da cenoura possui o dobro de fibras e potássio, 11 vezes mais cálcio e 85 vezes mais ferro que a própria casca e a polpa, melhorando o funcionamento do nosso intestino e beneficiando o nosso organismo de uma maneira geral.

– As folhas do nabo possuem o dobro de fibras e potássio. Além do triplo de vitamina C, cálcio e ferro que a polpa, que combatem a anemia, favorecem os ossos e fortalecem o sistema imunológico.

– As folhas da beterraba possuem flavonoides e poderosos antioxidantes que auxiliam na prevenção do envelhecimento das células.

Quais os cuidados que se deve ter na utilização dessas partes?

– As hortaliças como repolho, couve-flor, brócolis (com folhas e talos), devem ser cozidas em panela destampada.

– Os sucos e saladas devem ser consumidos logo após o preparo.

– As cascas mais rugosas e resistentes devem ser lavadas com o auxílio de uma escovinha.

– As frutas, verduras e legumes devem ser lavadas em água corrente, limpa e tratada.

Fonte: Conquiste Sua Vida

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