Café da manhã é essencial para o desempenho escolar das crianças

Uma refeição matinal bem feita, que inclua todos os grupos de nutrientes, é um bônus e tanto para as crianças. Primeiramente, porque o café da manhã equilibrado ajuda a formar o hábito de comer de maneira saudável por toda a vida. Em segundo lugar, porque fornece o combustível necessário para o cérebro funcionar adequadamente na escola. Afinal, uma criança sem fome não corre o risco de fazer uma hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue) e consegue se concentrar melhor durante as aulas. O terceiro motivo (mas não menos importante!) para investir num bom café da manhã para seu filho é o fato de que isso ajuda a prevenir a obesidade.
Por que não pular o café

Ao acordar, o organismo está há muitas horas sem comer. E, embora algumas crianças se sintam inapetentes pela manhã, não se deve deixar que iniciem o dia sem quebrar o jejum. “O café da manhã é importante para repor os nutrientes que foram absorvidos pelo organismo durante a noite e garantir que o corpo desempenhe suas funções adequadamente”, diz Paola B. Preusse, nutricionista infantil, pós-graduada pela Unifesp e autora do blog Maternidade Colorida. E isso inclui, claro, um bom desempenho na escola para quem estuda cedo e também para os do período escolar vespertino, que utilizam a manhã para fazer as lições de casa. Além dessa razão, segundo a especialista, existe o fato de que, se criarmos o hábito nas crianças de fazer corretamente as refeições principais ao longo do dia, com as escolhas certas, minimizamos a probabilidade de elas desenvolverem algum distúrbio alimentar. Este é um consenso entre especialistas. “Existem estudos que comprovam que as pessoas devem comer até duas horas após acordar. Mais tempo que isso faz com que o corpo comece a acumular gordura abdominal e aumenta a chance de obesidade”, reforça Roseli Ueno Ninomiya, nutricionista da Clínica MAE, de São Paulo.
As escolhas certas

Mas, afinal, o que deve fazer parte de um café da manhã equilibrado para seu filho? De acordo com Roseli, todos os grupos de nutrientes devem estar presentes. Confira abaixo quais são e as opções correspondentes:

Carboidratos: pão integral, torrada, biscoito sem recheio e sem gordura saturada, tapioca, aveia ou cereal matinal (com pouco teor de açúcar).

Proteínas com gorduras: leite (integral ou semi-desnatado), iogurte, requeijão, queijo branco fresco, peito de peru ou ovo mexido (preparar com pouca gordura).

Vitaminas, minerais e fibras: frutas.

Garantir um café da manhã completo e equilibrado evita que seu filho compense depois, comendo exageradamente nas refeições seguintes, ou que ele procure as famigeradas “porcarias”. “Com fome, a criança come o que é mais saboroso e fácil: frituras, salgadinhos de pacote e doces”, diz Roseli. A nutricionista Paola Preusse faz também um alerta importante: “A margarina contém gordura hidrogenada vegetal, que é nociva se consumida em excesso, além de ser muito artificial”. Por isso, é preferível substituí-la por manteiga (com moderação) ou geleia com pouca ou nenhuma adição de açúcar nos pães e torradas.
Supere as dificuldades

É verdade: nem sempre é fácil fazer com que a criança tome um bom café da manhã. Com a ajuda das especialistas, levantamos alguns problemas e possíveis soluções. Confira:

Obstáculo: Meu filho se recusa a tomar café da manhã.
Solução: Muitas crianças só querem um copo de achocolatado com leite de manhã e, às vezes, nem isso! Aos pouco, introduza novos alimentos. Se a recusa for terminante, prefira oferecer uma vitamina com leite, fruta e 1 colher de aveia.

Obstáculo: Ele acorda em cima da hora.
Solução: Se o seu filho não tem tempo de sentar e tomar o café da manhã com calma, você precisa colocá-lo para dormir mais cedo. Quando os pais também levantam apressados para sair, a criança se sente desmotivada para comer. Procure colocar toda a família para acordar 15 minutos mais cedo e tomar junta o desjejum.

Obstáculo: Nada apetece.
Solução: Quando a criança não quer nada do que é oferecido, o ideal é tornar a mesa mais atraente. Coloque mais de uma opção de cada grupo nutricional. Pique frutas coloridas e variadas, disponha os itens de maneira mais alegre e divertida.

NEWSLETTER DA CASA

RECEBA NOSSAS NOVIDADES