Linha, Agulha, Costura: Canção, Brincadeira, Leitura

É com muita honra e alegria que a LOJINHA da Casa do Brincar recebe um livro/CD de total confiança de um trio de artistas muito querido!  Chico do Bonecos, Estêvão Marques e Carlos Nadalim lançam neste mês de março um contagiante livro que ajuda na alfabetização das crianças com brincadeiras musicais: Linha, Agulha, Costura: Canção, Brincadeira, Leitura.

Compre seu exemplar AQUI.

Os autores que conduzem esse encantamento são: Carlos Nadalim, idealizador do trabalho, organiza a orientação Pedagógica, o texto, de Chico dos bonecos (Francisco Marques), a música de Estêvão Marques e ainda o livro recebe lindas ilustrações de Walter Lara.

Este livro traz vinte delicadas canções, com arranjos requintados e dançantes – canções que fazem o prazer de ouvir se desdobrar na alegria de cantar. Logo no início, você vai perceber a ênfase dada aos sons das letras. É como se fossem personagens de uma história cantada: o “f” em “Fumaça”, o “m” em “Mamãe”, as vogais em “Baú”, “Menina” e os ditongos em “Oi”. Em “Viva” e “Bola”, por exemplo, você irá experimentar a emocionante aventura dos pequeninos sons que se juntam para formar belas palavras.

Sem falar na primeira canção, “As letras são como nós”, que revela quase todos os sons do nosso alfabeto. E você irá encontrar muitos malabarismos verbais: trava- línguas (“Só o som”, “Chuva”, “Gol”), rimas (“Onde a rima vai morar”, “Ora, ora”, “Upa!”, “As letras vão passear”), o silêncio das palavras (“Canção de adormecer”), o pula-pula das sílabas (“Tiroliroli”, “Carroça”, “Boneca”), a dança dos sons e das letras (“Roda”)… E o o do desa o não tem m…

E quer saber como essa história começou? Foi em 2013, quando o professor Carlos Nadalim criou o site “Como Educar seus Filhos”. Pouco tempo depois, conheceu o professor Francisco Marques (o Chico dos Bonecos), que, por sua vez, chamou o filho dele, o músico brincante Estêvão Marques, para entrar na festa. Pronto! Estava formado o trio! E assim, a seis mãos, começaram a trabalhar.

Apresentando os autores:

Carlos Nadalim > É pai do Francesco e da Teresa e marido da Bárbara. Mora em Londrina, Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Desde 2013, mantém a página “Como Educar seus Filhos”, que oferece vídeos, entrevistas e artigos com dicas sobre educação de crianças. Por meio de sua página na internet, ministra cursos de pré-alfabetização e de alfabetização. Mais informações em www.comoeducarseusfilhos.com.br.

Francisco Marques (Chico dos Bonecos) > Contador de histórias, espalhador de brincadeiras e vovô do Martín. Mais informações em www.chicodosbonecos.com.br.

Estêvão Marques > Músico brincante e inventor de mirabolâncias. Professor no The San Francisco Or Course, nos Estados Unidos. Autor de publicações que brincam com a música, a dança e a literatura, como a coleção “Histórias que cantam” (“Sopa supimpa”, “Ei, ei, ei, Vanderlei” e “Pão, pão, pão”), os livros “Colherim – ritmos brasileiros na dança percussiva das colheres” e “Brasil for Children”. Coautor das coleções “Brincadeiras musicais” e “Brincadeirinhas musicais” da Palavra Cantada. Criador do curso on-line “Baile do Colherim”. Mais informações em www.estevaomarques.com.

Walter Lara > Desenha desde criança e hoje usa papel 100% algodão e aquarela. Já ilustrou algumas dezenas de livros. Nos últimos anos tornou-se também autor com os livros “O Artesão”, “Como nascem os pássaros azuis” e “Na Biblioteca da Rua Direita”. Finalista do prêmio Jabuti por duas vezes, recebeu diversas vezes o Selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Mais informações em www.walterlara.com.br.

 

NEWSLETTER DA CASA

RECEBA NOSSAS NOVIDADES