Olá! Olá!

A importância de pedir desculpas

A importância de pedir desculpas ao próximo. Vocês já pensaram nisso? Sempre que possível abordo aqui no Big Mãe temas relacionados a educação infantil e do adolescente. Acho de extrema importância que os pais prestem a devida atenção a educação que tem sido transmitida aos seus filhos dentro do lar. Sim,  porque a educação começa em casa. A escola tem meramente  o papel de transmissor de conteúdos culturais,  a formação do caráter e personalidade da criança não cabe aos educadores e tão pouco a escola; cabe sim aos pais.

Hoje vou falar um pouco sobre a importância de pedir desculpas quando se comete um erro, ou quando se age incorretamente em casa, na escola, com os pais,com os avós, com os irmãos,  com os coleguinhas de escola, ou com o vizinho. É importante que os pais transmitam aos seus filhos que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam.

Isso é muito importante para que a criança possa aprender a se colocar no lugar do outro. É muito importante que a criança possa perceber  como a outra pessoa se sente quando é magoado ou machucado. Só assim ela pode aprender o valor da palavra: Desculpa!

Como eu sempre digo: “Desculpas não se pedem, evitam-se.” Mas quando magoamos alguém seja com palavras ou com atitudes temos por obrigação reconhecer minimamente o nosso erro e tentar se redimir pedindo desculpas e preferencialmente não mais fazendo aquilo que magoou o outro. Isso se aprende na infância através do exemplos que os pais dão dentro de casa e fora dela.

Muitas pessoas dirão que isso é apenas um detalhe, mas é prestando atenção a minimos detalhes como esse que você transformará o seu filho ou filha num adulto digno,  justo, honesto, respeitoso, ético, trabalhador e defensor dos próprios direitos e solidário aos direitos dos outros. Pense nisso! 😉

Assim como a palavra ‘Desculpa’ é importante, outras também são como por exemplo:

– Muito obrigada;
– Com licença;
– Por favor;
– Bom dia;
– Boa tarde;
– Boa noite;
– Até logo;

Educação cabe em qualquer relação, em qualquer lugar, em qualquer hora, com qualquer pessoa!

Fonte: Big Mãe

NEWSLETTER DA CASA

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

desenvolvido por Casa de Código