Formação na Casa do Brincar: Lugares, com Stela Barbieri

26/fevereiro, de 19h30 a 21h30
Lugares
com Stela Barbieri

Cada um dos lugares em que entramos, para trabalhar, dormir, estudar ou brincar tem uma forma de convidar e acolher.  Isso se dá pela materialidade do mobiliário e do ambiente como um todo, incluindo texturas e cores, e das suas proposições de configuração e ocupação.

Nesta palestra vamos criar um espaço de reflexão e produção, em que os participantes podem se envolver e ter possibilidades de ação. A intenção é constituir campos de presença, ou seja, espaços que nso fazem estar entregues e presentes. Na vida contemporânea, temos tendência a um automatismo que nos deixa dispersos. Mas, há algumas situações que nos chamam a estar presentes porque nos emocionam ou nos envolvem, nos deslocam no tempo e no espaço, para o agora.

Vamos abordar lugares na cidade, na escola e em casa, como espaços de convívio e (auto) aprendizagem. Mais especificamente, com os educadores e pais vamos refletir sobre como os espaços impactam na formação das pessoas, e como potencializar os espaços para servirem melhor aos seus objetivos.

Stela Barbieri

Artista plástica, contadora de historias, é diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake desde agosto de 2002, onde faz a coordenação geral dos cursos de formação de educadores, programa de atendimento ao público, publicações educativas de apoio às exposições, além de cursos das várias linguagens artísticas para público em geral e especializado.

Curadora educacional do educativo permanente da Fundação Bienal de São Paulo, foi curadora educacional da 29ª Bienal de São Paulo em 2010 e da 30ª Bienal de São Paulo em 2012. Conselheira na Fundação Calouste Gulbenkian – Portugal desde dezembro de 2012 quando aceitou o convite para fazer parte do Conselho Consultivo do PGECC – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, de Lisboa, Portugal.

Educadora há vinte e quatro anos na Escola Experimental Vera Cruz, atualmente assessora de artes da Educação Infantil e Ensino Fundamental ciclo I. Assessora também na área de artes, na Escola Castanheiras e Nossa Senhora das Graças.

Concebe a produção de materiais educativos em varias instituições, tal como o material criado sobre Nuno Ramos para o SESC Nacional. Participou sete anos do programa “Escola que Vale” na ONG CEDAC (Centro de Educação  e Documentação para Ação Comunitária) desenvolvendo oficinas de artes em várias regiões do país para professores de escolas públicas. Contadora de histórias e autora de livros infanto-juvenis: “A menina do fio”, da editora Girafinha, é uma das muitas histórias que ela mesma inventou e contou diversas vezes antes de virar livro em 2006. Com esse livro, ganhou o selo Altamente Recomendável e foi indicada para o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil. Em 2007 lançou também pela Girafinha o livro Bumba-meu-boi, ambos em parceria com Fernando Vilela. No início de 2008, o Bumba-meu-boi foi incluído no catálogo White Ravens (Munique, Alemanha), que seleciona o melhor da literatura infanto-juvenil mundial.

Realiza apresentações de contos da tradição oral e já participou de espetáculos na Sala São Paulo com a Orquestra Popular de Câmara, Itaú Cultural, SESCs entre outros. Assessora do projeto Escola no Cinema do Espaço Unibanco de Cinema há dezesseis anos. Como artista plástica expõe regularmente desde 1990 no Brasil e no exterior em museus, galerias, espaços culturais ou com intervenções pelas ruas da cidade.

Mais informações: www.stelabarbieri.com.br.

SERVIÇO
> Local: Ateliê Bináh – Rua Bento Vieira de Barros, 181, Lapa. Localização aqui.
> Preço: R$ 85 ou R$ 70 (grupos de 3 ou mais pessoas
> Datas e horários: Em 26/fevereiro, das 19h às 22h
> INSCRIÇÃO: AQUI, via Sympla.
> Confira a AGENDA completa AQUI.
> A Casa do Brincar confere certificado a todos os participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>