Encontro de Formação: A influência da palavra metafórica dos contos na construção do nosso mundo, com Gislayne Avelar Matos

SERVIÇO
> Local: Casa do Brincar, na Rua Ferreira de Araújo, 388 – Pinheiros – SP
> Preço: R$ 90 para encontros avulsos, R$ 75 por encontro para grupos (3 ou mais pessoas)
> Datas e horários: Em 18 de JUNHO, das 19h às 22h
> INSCRIÇÃO: AQUI, via Sympla.
> Confira a AGENDA completa AQUI.
A Casa do Brincar confere certificado a todos os participantes

O ENCONTRO
Nossa proposta é utilizar a “palavra metafórica do conto”, como eixo, a partir do qual, possamos refletir sobre nossa forma de “estar no mundo”. Tudo o que tem uma forma mental – como a  “palavra” –,  tem uma forma física, e também uma forma que se reflete nos acontecimentos sociais.

A metáfora faz parte da nossa vida diária, não apenas na linguagem, mas também no pensamento e na ação. Nosso sistema conceitual comum, que orienta nosso pensamento e nossas ações, é metaforicamente estruturado em termos de um outro conceito.

E nossa percepção é construída em cima de nossos conceitos, assim como nossas ações e nossas relações com o mundo e com outras pessoas. Entretanto, nem sempre temos plena consciência de nosso sistema conceitual, e agimos e pensamos mais ou menos automaticamente. Somos também frutos das metáforas culturais.

Em nossa oficina de tres horas, o tema, além de ser abordado por uma breve explanação teórica que situa o participante na nossa proposta, será  ilustrado e  enriquecido  pela  “contação de histórias”  que estará permeando toda a exposição.

Com o objetivo de explorarmos a melhor utilização da palavra metafórica dos contos, o grupo será  também convidado a relacionar algumas metáforas culturais e “a palavra metafórica dos contos” que podem dialogar com essas metáforas, para criar novos mundos.

Gislayne Avelar Matos
Pesquisando a utilização de contos de tradição oral nas práticas educativas e terapêuticas, desde a década de 80, a especialista em educação e estudiosa do poder da palavra nas relações e na construção da visão de mundo.

Uma ideia sobre “Encontro de Formação: A influência da palavra metafórica dos contos na construção do nosso mundo, com Gislayne Avelar Matos

  1. A página inicial está desatualizada. ali aparece o valor de 85 reais e 70 para grupos. Mas quando entramos na inscrição são cinco reais amais. Isso gerou certa confusão no grupo, achando que eu estava cobrando cinco reais a mais. Convém atualizar os valores na pagina inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>