Curso de Formação: Ritmos Brasileiros na Educação Musical, com Ari Colares

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um encontro semanal, nos sábados de Março, Abril, Maio e Junho, das 9h30 às 11h30 da manhã. É um formato de oficina com conteúdo aberto, que pode se moldar às necessidades e curiosidades dos educadores.  Ari Colares facilitará a prática e a reflexão sobre os ritmos brasileiros, seus instrumentos de percussão, canto e dança, sua abordagem criativa e sua prática na educação.

OBJETIVOS

Promover a vivência e análise da estrutura de importantes ritmos da cultura popular brasileira por meio da experimentação dos padrões rítmicos tanto vocal e corporalmente quanto em instrumentos de percussão, além da prática de cantigas relacionadas a cada ritmo trabalhado. A oficina visa, ainda, estimular o estudo e a vivência da cultura popular,  sensibilizar o participante para o universo de possibilidades criativas presentes nesse contexto, abordar a expansão que os ritmos populares percorrem de ambientes rituais para o universo das produções culturais, além de discutir a importância desses conteúdos na educação musical.

CONTEÚDO

Serão trabalhados alguns ritmos das regiões nordeste e sudeste, referenciais para a musicalidade do país, bem como a técnica de instrumentos de percussão que neles são empregados.

Ritmos
- Samba-de-roda e sua relação com o Samba Urbano
- Coco-de-roda e sua relação com o Baião
- Xote
- Maracatu-de-baque-virado
- Ijexá – Jongo
- Ciranda pernambucana
- Marchas Populares Brasileiras
- Ritmos do Congado Mineiro
- Bumba-meu-boi de matracas do Maranhão

Instrumentos
- Pandeiro
- atabaque
- caixa clara
- pandeirão de boi
- caixa de congo
- xequerê
- zabumba
- alfaia
- triângulo
- agogô
- matracas de boi
- ganzá

METODOLOGIA O processo de trabalho terá um período voltado para a sensibilização corporal na relação com os ritmos e outro para o desenvolvimento técnico-instrumental dos principais instrumentos de percussão populares. Serão utilizadas melodias características e noções dos passos das danças,  fundamentais no processo de entendimento de cada ritmo. Serão analisadas gravações de áudio e vídeo com a expressão cultural a qual o ritmo está inserido.

PÚBLICO ALVO Educadores, músicos, dançarinos, arte-educadores e interessados em geral.

SERVIÇO > Local: Rua Apinajés, 726 – Perdizes

> Preço:
1. Meses avulsos: R$ 300/mês
2. 1o semestre, de março a junho: R$ 250/mês

> Datas e horários: aos sábados, das 9h30 às 11h30
- Março: 4, 11, 18 e 25
- Abril: 1, 8, 22 e 29
- Maio: 6, 13, 20 e 27
- Junho: 3, 10, 24 e 1/julho.

 

A Casa do Brincar confere certificado a todos os participantes.

INGRESSO Avulso:

 


 

 

INGRESSO 1º Semestre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>