Curso de Formação: Ritmos Brasileiros na Educação Musical, com Ari Colares

APRESENTAÇÃO
Trata-se de um encontro semanal, nos sábados de setembro, de 9h30 às 11h30 da manhã, num formato de oficina com conteúdo aberto, que pode se moldar às necessidades e curiosidades dos educadores, no qual Ari Colares facilitará a prática e a reflexão sobre os ritmos brasileiros, seus instrumentos de percussão, canto e dança, sua abordagem criativa e sua prática na educação.

OBJETIVOS
Promover a vivência e análise da estrutura de importantes ritmos brasileiros por meio da experimentação dos padrões rítmicos tanto vocal e corporalmente quanto em instrumentos de percussão, além da prática de cantigas relacionadas a cada ritmo trabalhado.

A oficina visa, ainda, estimular o estudo e a vivência da música das culturas populares e sensibilizar o participante para o universo de possibilidades criativas presentes nesse contexto e sua importância na educação musical.

CONTEÚDO
Da infinidade de linguagens musicais presentes no Brasil, serão trabalhados alguns ritmos das regiões norte, nordeste e sudeste, referenciais para a musicalidade do país, bem como a técnica de instrumentos de percussão que neles são empregados.

Ritmos
- samba-de-roda
- samba urbano
- coco-de-roda
- baião, xote e rasta-pé
- ciranda e maracatu pernambucanos
- carimbó
- jongo
- batuque de umbigada
- marchinhas e frevo
- ritmos do congado mineiro
- ijexá e outros ritmos afro-brasileiros
- bumba-meu-boi e cacuriá maranhenses

Instrumentos
- tambores verticais como conga e atabaque
- tambores graves como surdo, alfaia e zabumba
- tarol e caixa clara
- diferentes estilos de pandeiros brasileiros
- chocalhos como ganzá, maracá e caxixi
- tamborins de samba
- triângulo
- agogô e gonguê
- tambores de fricção como cuíca de samba, puita de jongo e tambor onça de bumba-meu-boi

METODOLOGIA
O processo de trabalho engloba o aprendizado de instrumentos de percussão (sobre os quais há um enfoque técnico e prático), a prática do cantos e de passos das danças relacionadas a cada ritmo.
São analisadas gravações de áudio e vídeo com das expressões tradicionais nas quais os ritmos estão inseridos, bem como composições urbanas feitas a partir dos mesmos.

PÚBLICO ALVO
Educadores, músicos, dançarinos, arte-educadores e interessados em geral.

SERVIÇO
> Local: Rua Apinajés, 726 – Perdizes
> Preço: R$ 300
> Datas e horários: aos sábados, 3, 10, 17 e 24 de setembro, das 9h30 às 11h30
A Casa do Brincar confere certificado a todos os participantes.

INGRESSO





2 ideias sobre “Curso de Formação: Ritmos Brasileiros na Educação Musical, com Ari Colares

  1. Oi Ana! Como a administração deste curso é feita pele Casa do Brincar, nunca tinha acessado este post deles. Não sei se em março eles responderam as suas questões. Neste segundo semestre retomaremos as aulas no primeiro sábado de agosto. Se ainda te interessar, entre em contato! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>