Curso de Formação: Ritmos Brasileiros na Educação Musical, com Ari Colares

APRESENTAÇÃO

Trata-se de um encontro semanal, nos sábados de outubro, de 9h30 às 11h30 da manhã, num formato de oficina com conteúdo aberto, que pode se moldar às necessidades e curiosidades dos educadores, no qual Ari Colares facilitará a prática e a reflexão sobre os ritmos brasileiros, seus instrumentos de percussão, canto e dança, sua abordagem criativa e sua prática na educação.

OBJETIVOS
Promover a vivência e análise da estrutura de importantes ritmos da cultura popular brasileira por meio da experimentação dos padrões rítmicos tanto vocal e corporalmente quanto em instrumentos de percussão, além da prática de cantigas relacionadas a cada ritmo trabalhado.

A oficina visa, ainda, estimular o estudo e a vivência da cultura popular,  sensibilizar o participante para o universo de possibilidades criativas presentes nesse contexto, abordar a expansão que os ritmos populares percorrem de ambientes rituais para o universo das produções culturais, além de discutir a importância desses conteúdos na educação musical.

CONTEÚDO
Serão trabalhados alguns ritmos das regiões nordeste e sudeste, referenciais para a musicalidade do país, bem como a técnica de instrumentos de percussão que neles são empregados.

Ritmos
- Samba-de-roda e sua relação com o Samba Urbano
- Coco-de-roda e sua relação com o Baião
- Xote
- Maracatu-de-baque-virado
- Ijexá
- Jongo
- Ciranda pernambucana
- Marchas Populares Brasileiras
- Ritmos do Congado Mineiro
- Bumba-meu-boi de matracas do Maranhão

Instrumentos
- Pandeiro
- atabaque
- caixa clara
- pandeirão de boi
- caixa de congo
- xequerê
- zabumba
- alfaia
- triângulo
- agogô
- matracas de boi
- ganzá

METODOLOGIA
O processo de trabalho terá um período voltado para a sensibilização corporal na relação com os ritmos e outro para o desenvolvimento técnico-instrumental dos principais instrumentos de percussão populares.
Serão utilizadas melodias características e noções dos passos das danças,  fundamentais no processo de entendimento de cada ritmo.
Serão analisadas gravações de áudio e vídeo com a expressão cultural a qual o ritmo está inserido.

PÚBLICO ALVO
Educadores, músicos, dançarinos, arte-educadores e interessados em geral.

SERVIÇO
> Local: Rua Apinajés, 726 – Perdizes
> Preço: R$ 300
> Datas e horários: aos sábados, 8, 15, 22 e 29 de outubro, das 9h30 às 11h30
A Casa do Brincar confere certificado a todos os participantes.

INGRESSO





4 ideias sobre “Curso de Formação: Ritmos Brasileiros na Educação Musical, com Ari Colares

  1. Oi Ana! Como a administração deste curso é feita pele Casa do Brincar, nunca tinha acessado este post deles. Não sei se em março eles responderam as suas questões. Neste segundo semestre retomaremos as aulas no primeiro sábado de agosto. Se ainda te interessar, entre em contato! Abraço!

  2. Boa tarde.
    Pretendo fazer o curso do Ari Colares mas na última data estarei em viagem de trabalho. Existe a possibilidade de pagamento proporcional à quantidade de aulas previstas?
    Ou ainda: existe a possibilidade de uma bolsa parcial?
    Grato,
    Emiliano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>