Curso de Formação: Narração de Histórias, com Ana Luisa Lacombe

SERVIÇO
> Local: Casa do Brincar, na Rua Ferreira de Araújo 388 – Pinheiros – SP
> Preço: R$ 275,00 (ingresso individual) via PagSeguro
> Datas e horários: O curso acontece em 4 dias: 7, 14, 21 e 28/março, das 19h30 às 21h30
> Confira a AGENDA completa AQUI.
A Casa do Brincar confere certificado a todos os participantes.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

O CURSO
Este texto de Fanny Abramovich* traduz com clareza a importância da arte de contar histórias:

“Ah, como é importante na formação de qualquer criança ouvir muitas histórias (…) Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter todo um caminho de descobertas e de compreensão do mundo, absolutamente infinito (…).

Ler histórias para as crianças, sempre, sempre… É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar muitas idéias para solucionar questões – como os personagens fizeram… – é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar… Afinal, tudo pode nascer de um texto.

Para contar uma história, é preciso saber como se faz… Afinal, nela se descobrem palavras novas, se depara com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes… Capta-se o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção…”

* Texto de Fanny Abramovich retirado do livro Gostosuras e Bobices, Ed. Scipione

OBJETIVO
> Tomar contato com algumas técnicas para se contar histórias
> Identificar diversos recursos para enriquecer as possibilidades desta arte.

METDOLOGIA
1o. Bloco
Apresentação da Oficina e seus objetivos
Porque contamos histórias
Panorama dos contos populares (origens e classificações)

2o. Bloco
A Estrutura Narrativa (jornada do herói como exemplo)
Técnicas narrativas (recursos internos e externos)
O texto como partitura
Analisando uma história 

3o. Bloco
Brincadeiras com a voz
Brincadeiras com o gesto
Presença
Ensaiando a história

4o. Bloco
Aquecimento
Roda de histórias
Comentários

Com Ana Luísa Lacombe
Analú Lacombe é atriz, contadora de histórias, figurinista e artista plástica. Carioca, radicada em São Paulo, atua desde 1980 como atriz e, com o passar dos anos, foi ampliando sua área de atuação. Foi diretora artística do Grupo Cenas In Canto onde atuou como produtora, figurinista e atriz nos espetáculos do grupo. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração de histórias associando-o à sua pesquisa com a palavra.

Em 2003, montou o espetáculo “Fábulas de Esopo” com o qual ganhou o Prêmio APCA de Melhor atriz 2003 e teve três indicações para o Prêmio Coca-cola. Em 2006 estreou “Lendas da Natureza” no Teatro Brasileiro de Comédia e fazendo uma temporada no Teatro Alfa em 2007. Com o espetáculo conquistou: o Prêmio APCA de Melhor Atriz, Prêmio Coca-cola Femsa de Melhor Atriz e no 10º Festival Nacional de Teatro de Americana os prêmios: Melhor Espetáculo, Melhor atriz e Melhor direção.

Em 2008 estreou o terceiro espetáculo da trilogia: “O Conto do Reino Distante” ganhador do Edital de Montagem inédita de teatro do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, do Prêmio APCA de Melhor Atriz 2008 e indicada como finalista no Prêmio Femsa Coca-cola como Melhor texto e Melhor Atriz. Em 2010 e 2011 realizou o Projeto Trilogia Faz e Conta no Tucarena em São Paulo e em turnê pelo interior de São Paulo: uma mostra de seu repertório e uma série de palestras oferecidas em diversas instituições sobre A Arte de Contar Histórias, através do patrocínio do PROAC ICMS do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Rouanet do Governo Federal. Em 2012 através do Edital PROAC de gravação do primeiro CD lançou seu CD “Canções do Faz e Conta” que tem direção musical de Natan Marques.

Em 2014 estreou seu novo espetáculo “As Três Penas do Rabo do Grifo” ganhador do edital PROAC de montagem inédita do Governo do Estado de São Paulo.

Atuou como contadora de histórias no INCOR e no GRAAC através da Associação Arte Despertar, onde também foi responsável pela redação do capítulo sobre narração de histórias do Manual de capacitação editado por esta instituição. Atuou também na neurologia infantil do Hospital das Clínicas. É curadora desde 2005 do projeto “Sipurim – Hora da História” e do “Encontro de Contadores de Histórias” do Centro da Cultura Judaica. Atuou como contadora de Histórias na AACD por dois anos produzindo um livro com as crianças lançado em 2013.

Foi coordenadora do Curso de Formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Municipal Hans Christian Andersen. Pesquisadora de Arte do Programa “CLICK” no canal Gloob da TV fechada.

Dona da Casa do Faz e Conta em São Paulo, espaço destinado a cursos e apresentações de narração de histórias.

Publicações: “Acender Um Fogo – O Jogo e o Teatro na Escola”; “A Árvore de Tamoromu” (ganhador do Prêmio de Melhor Reconto pela FNLIJ); “Teia de Experiências – Reflexões sobre a Formação de Contadores de Histórias” e “Histórias na AACD”

Mais informações em www.fazeconta.art.br e www.fazeconta.art.br/blogdacasa.

Uma ideia sobre “Curso de Formação: Narração de Histórias, com Ana Luisa Lacombe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>