Alopatia, Homeopatia e Antroposofia: o que escolher?

Neste especial sobre Medicina no blog da Casa do Brincar, abordaremos três das principais práticas da atualidade: a Alopatia – ou Medicina tradicional -, a Homeopatia e a Antroposofia.

Começaremos pela Medicina Antroposófica, que segue os conceitos desenvolvidos por Rudolf Steiner no século XIX e que atua não apenas nos sintomas das doenças, mas também leva em consideração os desenvolvimentos Vital (os ritmos de cada um, a educação e a alimentação), Anímico (os sentimentos, temperamentos e a personalidade) e Espiritual (a percepção, a consciência e as capacidades de decisão) do paciente.

“É uma ampliação da medicina acadêmica. Um bom médico antroposófico precisa também de uma boa formação alopática”, afirma o Dr. Ronaldo Salomão Miguel, especialista nesta prática.

O Dr. Ronaldo conta que a medicina antroposófica usa medicamentos de origem natural e cuida de problemas como doenças alérgicas, infecções de repetição, falta de concentração, doenças inflamatórias, entre outras: “Os pacientes geralmente nos procuram quando percebem que a Alopatia está tratando basicamente os sintomas das doenças e não se alcança a essência e a origem da mesma.”

O médico afirma ainda, que a medicina antroposófica pode ser aplicada como complemento à medicina tradicional, e que as crianças também podem ser tratadas com essa prática. “As crianças respondem muito bem aos medicamentos e terapias antroposóficas. Além do mais, é nessa fase onde as orientações em relação aos ritmos , alimentação e educação merecem uma atenção especial e acabam sendo responsáveis por trazer saúde não só nesse momento, mas para toda a vida”, afirma o Dr. Ronaldo.

Apesar de tratar do lado espiritual, a medicina antroposófica não tem um caráter religioso. “Religião é a maneira individual que cada um escolhe para se ‘religar’ ao mundo espiritual. A medicina antroposófica usa os conhecimentos da Espiritualidade existente na Natureza e no Cosmos  para produzir medicações e terapias que tragam equilíbrio e saúde para o ser humano”, completa o médico.

Dr. Ronaldo Salomão Miguel – CRM  85264                          
Consultório: Rua Hermes Fontes, 95 – Vila Madalena
Tel. (11) 3034-2551

4 ideias sobre “Alopatia, Homeopatia e Antroposofia: o que escolher?

  1. Boa tarde,

    Dr. Meu bebê tem quase 07 meses e uma dificuldade imensa em dormir e tbm em dormir sozinho.
    Gostaria de saber se existe algo na antroposofia que possa ajudá -lo no sono?

    Obrigada,

    • Carla,
      para tirar suas dúvidas com o Dr Ronaldo você pode falar diretamente com ele. Seguem contatos:
      Dr. Ronaldo Salomão Miguel – CRM 85264
      Consultório: Rua Hermes Fontes, 95 – Vila Madalena
      Tel. (11) 3034-2551
      Abraço,
      Luciane

    • A partir dessa idade é interessante que o nenê comece a dormir sozinho, em seu próprio berço, o horário de sono noturno vai aumentando e ele pode ficar mais tempo sem mamar, os intervalos aumentam, nessa fase os alimentos sólidos tb são oferecidos, enfim é importante que a partir de então a cç comece a se tranquilizar cada vez mais e dormir um sono mais profundo. Aplicar no tórax um pouco de óleo de lavanda á noite ao deitar pode ser útil.
      Dr. José Carlos Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>